Blog

Akita

Afinidade com o dono/tutor

O Akita entende por “dono/tutor” as pessoas que moram com ele, que com ele convivem no dia a dia, sendo assim ele ama todos os componentes da família e vê cada um, ser que lhe pertence. Encontra no rastreamento da alma de cada um uma forma de proteger-lhes e a forma de tornar-se seu guardião.

Porém assim como nós, ele vai sentir maior afinidade com determinada pessoa da família e caso todos os outros componentes da família estiverem bem e saudáveis física e emocionalmente, o Akita vai escolher ficar perto dessa pessoa com quem ele tem mais afinidade. Isto significa que ele vai virar a sombra da pessoa. Onde a pessoa estiver ele também vai estar, ou vai dar um jeito de ficar o mais próximo possível. A pessoa levanta para buscar um copo d´água na cozinha ele vai junto. A pessoa vai ao banheiro e ele deita na porta. A pessoa vai podar as plantas no jardim, lá vai ele...

Uma vez convivendo com a família desde pequeno, ele percebe a energia de cada um e aprende a reconhecer, em todos os componentes da família os momentos de fragilidade sejam eles: de medo, aflição, fragilidade da saúde, ou pânico por perigo eminente.

Porém o Akita respeita a autoridade do líder da família. Um bom exemplo disso é quando o cão tem maior afinidade com um dos adolescentes da família, por exemplo, mas embora seja a sombra do adolescente, reconhece a autoridade de quem esteja à liderança nas “tomadas de decisão”.

São características distintas para amor, afinidade e hierarquia:

-Amor por todos os componentes da família: cuida de todos no geral

-Escolha por afinidade: elege o que mais tem afinidade com ele para ficar perto

Submissão hierárquica: reconhece a autoridade do “líder da família” a quem se submete e confia. 30 O Akita e o amigo do dono/tutor… Faz-se importante lembrar que falo aqui sobre Akitas, cujo temperamento instintivo tenha sido despertado e que são cães equilibrados. Afinal tem muitos e muitos cães que se parecem com Akitas por fora, mas sua essência Akita está adormecida ou inexistente. Quando falamos em Akitas, é importantíssimo observar a estrutura familiar a qual ele é inserido, o sexo e sua idade.

Neste contexto vamos tomar como ponto de partida um Akita macho, com três anos. Convivência numa estrutura familiar com quatro pessoas, sendo duas crianças com idades entre seis e oito anos e um casal de adultos. Tendemos a imaginar que o Akita vai entender como amigo do dono/tutor, as pessoas que frequentam a casa do dono/tutor. Mas não é só isso Akita vai além. Partindo do princípio de que o Akita é um rastreador da alma do seu dono/tutor, percebemos que ele entenderá como “amigo” do dono/tutor, todas as pessoas que não alterarem o campo energético do seu dono/tutor.

Logo, se o dono/tutor permanece tranquilo, o Akita entende que seu dono/tutor não corre perigo, logo, o Akita não vê motivos para atacar. Porém se o dono/tutor não estiver confortável com alguma situação, o Akita percebe pela energia liberada e entra em alerta imediatamente, procurando a “causa” do que tira a paz do dono/ tutor. Se for necessário ele vai atacar. Curiosidade: é comum vermos reações de alerta no Akita, quando temos mães de bebês que começam a andar e ficam apreensivas com medo que eles caiam. É lindo ver como as fêmeas Akita ficam perto dos bebês como se tivessem sossegando as mães. 31 Infelizmente muitas não percebem e retiram seus cães de perto dos bebês, por não compreenderem este comportamento. Observe que neste caso o Akita detecta “preocupação”. Já em caso de medo ou pânico como num assalto o Akita perceberia o altíssimo grau da energia e entraria em ação sem esperar que o dono/tutor desse nenhum comando. Destaco novamente, que falo aqui em cães da raça Akita com temperamento equilibrado, portanto que agem por instinto.

Podemos então refletir: se Akitas, são rastreadores da “alma do dono/tutor”, como eles atenderiam a um comando de voz vindo de um estranho? De um adestrador, por exemplo? Qual adestrador neste mundo seria capaz de simular o campo energético do dono/ tutor para um Akita? Não existem duas almas iguais e é impossível simular um estado de alma. É triste saber que Akitas com temperamento equilibrado são, na grande maioria das vezes, considerados desobedientes em provas de adestramento, pois não se rendem aos adestradores. Falaremos sobre Akitas e adestradores mais a frente. Para um Akita, amigo do dono/tutor é quem não faz mal a ele. Alguém que não faz alterar de forma negativa o seu campo energético. A esta pessoa o Akita é tolerante, sim apenas tolerante. Ele não vai ficar fazendo festa para esta pessoa, mas também não vai ficar indiferente.

Ele vai ficar observando como um verdadeiro guardião faz. O amigo do dono para quem o Akita fizer festa é por que no entender do cão, esta pessoa passou a fazer parte da família como, por exemplo, os namorados e amigos destes a quem escolhemos como família.

Entre em contato

Mensagem enviada com sucesso!

A mensagem não pôde ser enviada, tente novamente.